A alimentação saudável deverá ser variada, equilibrada e completa por forma a proporcionar a energia necessária para o bem estar físico, contribuindo assim na prevenção de doenças, aumentando a vitalidade e disposição para as atividades diárias.
Mas quais as regras para uma boa alimentação?
1. Pelo menos deverá fazer cinco refeições por dia
Se estiver muito tempo sem comer, a refeição seguinte irá comer mais e certamente selecionar alimentos menos saudáveis. Habitue-se a fazer pelo menos 5 refeições por dia, ingerindo poucas quantidades entre cada refeição.
2. Tome um bom pequeno-almoço
São muitas as pessoas que ignoram a principal refeição do dia – o pequeno-almoço. Este nunca deverá ser esquecido dado as longas horas que passamos em jejum enquanto dormimos.
3. Vegetais e fruta
Dê prioridade aos vegetais e à fruta, ricas em nutrientes essenciais para o organismo. Recomenda-se a ingestão de três a cinco porções por dia.
4. Coma sopa
Comer sopa é um ótimo hábito antes da refeição. A sua base são legumes e assim pobre em gordura. Varie nos legumes.
5. A escolha nos laticínios
Escolha laticínios magros, assim irá reduzir a ingestão de gorduras e ingere em igual modo a mesma quantidade de cálcio.
6. Evite os fritos
Coma mais alimentos cozidos ou grelhados ou ainda assados no forno. Evite os fritos, reduzindo assim a ingestão de gordura.
6. Escolha carnes branca
Opte por carnes brancas como o frango e o peru também com menos teor de gordura que as carnes vermelhas. Quando estiver a comer retire qualquer gordura que esteja visível.
7. Escolha cereais integrais
Opte por produtos como o pão, a massa, o arroz e os cereais integrais, têm mais fibra e assim são essenciais ao bom funcionamento do organismo.
8. Beba água
Em vez de beber refrigerantes, alcool ou outras bebidas com gás que contêm açucar, beba água essencial para o bom funcionamento do organismo.
9. Reduza a quantidade de sal
Diminua a quantidade de sal às refeições. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que não se ingira mais de cinco gramas de sal por dia. Este ingrediente está associado à hipertensão e, consequentemente, às doenças cardiovasculares.
10. Mastigue lentamente
Habitue-se a mastigar lentamente os alimentos, não só irá melhorar o processo digestivo como dá tempo ao cérebro para receber a informação da saciedade.
CLINALDEIA
A sua Clinica em Carnaxide
Mais de 20 anos de contribuição em cuidados de saúde
Recent Comments